Fidelidade...Confiança... Amizade... Amor...

O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. Lucas 6:45

FIDELIDADE...
* É o atributo ou a qualidade de quem ou do que é fiel;
* Para significar quem ou o que conserva, mantém ou preserva suas características originais, ou quem ou o que mantém-se fiel à referência.
* Fidelidade implica confiança e vice-versa, e essa relação de implicação mútua aplica-se quer entre dois indivíduos, quer entre determinado sujeito e o objeto sob sua consideração, que, a seu turno, também pode ser abstrato ou concreto. Essa co-significação originária mostra-se plena quando se trata de dois sujeitos, ambos com capacidade ativa, pois, nesse caso se pode invocar o correlato confiança.

CONFIANÇA...
* É o ato de deixar de analisar se um fato é ou não verdadeiro, entregando essa análise à fonte de onde provém a informação e simplesmente considerando-a. Se refere a dar crédito, considerar que uma expectativa sobre algo ou alguém será concretizada no futuro. Aceitar a priori a decisão de outra pessoa. Confiar em outro é muitas vezes considerado ato de amizade ou amor entre os humanos, que costumam dar provas dessa confiança. Sem essas provas, o indivíduo tende a basear-se apenas na informação dada (ou a falta dela) acabando por seguir provavelmente uma linha de pensamento longe da verdade. Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém. Quanto mais informações sobre quem necessitamos confiar, melhor formamos um conceito positivo da pessoa.

AMIZADE...
* Amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, é uma relação afectiva, a princípio sem características romântico, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente. * A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.
Muitas vezes os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação. Mas também há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a atividade não seja a de sua preferência.
* A amizade é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida. Em caso de perda da amizade, sugere-se a reconciliação e o perdão. Carl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".
Popularmente, disse-se que "o cão é o melhor amigo do homem".

AMOR...
* A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação.
Fala-se do amor das mais diversas formas: amor físico, amor platônico, amor materno, amor a Deus, amor a vida. É o tipo de amor que tem relação com o caráter da própria pessoa e a motiva a amar (no sentido de querer bem e agir em prol).
* As muitas dificuldades que essa diversidade de termos oferece, em conjunto à suposta unidade de significado, ocorrem não só nos idiomas modernos, mas também no grego e no latim. O grego possui outras palavras para amor, cada qual denotando um sentido específico. No latim encontramos amor, dilectio, charitas, bem como Eros, quando se refere ao amor personificado numa deidade.
Amar também tem o sentido de gostar muito, sendo assim possível amar qualquer ser vivo ou objeto.


extraído do site
http://pt.wikipedia.org

compartilhando...
Clécia...

Comentários

  1. Oi Clécia!
    Que legal amiga, esses são os melhores tesouros que podemos ter.
    Um beijo e uma continuação de semana abençoada.

    ResponderExcluir
  2. Deixa eu complementar meu comentário....esses são os melhores tesouros que podemos ter e oferecer.
    Mais beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Clécia, obrigado pela tua visita lá no Recanto, fiquei hiper feliz!!!

    Eu posto toda segunda-feira lá. Antes não tínhamos dia definido, mas agora a equipe aumentou e então ficou melhor, assim temos 1 dia somente na semana pra postar, isso nos dá tempo pra pensar e preparar com tempo o próximo post. São mamães de vários lugares, com experiências diferentes, mas que no final fica tudo na mesma panela, pois a gente se identifica muito com as experiências umas das outras.

    Eu sou a única que não tem blog que fala de filhos, mas fui muito bem recebida. Todas as outras tem. Eu conheci a mamãe Nádia, foi ela que fez esse blog e nos convidou a participar. Fui conhecendo as outras e o introsamento foi hiper legal.

    Então é isso, já contei um pouquinho da história do Recando das Mamães Blogueiras.

    Beijinhos e sei que um dia serás mamãe e assim poderás compartilhar conosco as tuas experiências também.

    ResponderExcluir
  4. A palavra afirma que devemos guardar os vínculos de boas coisas. "Tudo que é puro, de boa fama, disto falai".

    Acredito que precisamos ter esses sentimentos, mas como bem frisou nossa querida Cida, quem manifesta essas características deve também doá-las, oferecê-las. Afinal é por isso que a Igreja 'ficou na Terra'

    Paz!

    ResponderExcluir
  5. Oii Cléciia, gostei da postagem e como Cida disse esses são os melhores tesouros que podemos ter.

    Tenha um dia lindoo e um restinho de semana abençoada.

    Beijos flor!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Clécia,
    Paz amada!!
    Voltei....
    Conforme tinha comentado, fiquei alguns dias fora (viajando), foram poucos dias, mas suficientes para "recarregar" as forças.
    Sempre é bom viajar, “respirar outros ares”.

    Fidelidade, Confiança, Amizade e Amor....
    Palavras tão importantes e significativas em nossa vida.

    Obrigada pelo texto,

    beijos e uma ótima quinta, sexta, sábado, domingo, segunda......

    beijos
    suely

    ResponderExcluir
  7. Oi Clécia,
    Bem interessante seu post de hoje. Que possamos está trazendo à nossa mente, nossos lábios, tudo que há de bom em nossos corações. Gostei muito do versículo.


    Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
  8. Passando pra desejar um abençoado final de semana.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  9. Estou conhecendo agora seu blog, Clécia, e li sua postagem sobre amizade.
    Que através de nossas amizades por onde formos iluminemos o mundo e levemos o amor de Jesus.
    Tenha um ótimo fim de semana.

    Celina

    ResponderExcluir
  10. Olá amiga!!!!!

    Boa noite,

    Agora pouco li um texto sobre amizade virtual, achei muito lindo, resolvi envia-lo para minhas queridas amigas.

    “Amiga virtual é aquela que se
    quer e que nos quer bem.
    Amiga a qual nos acostumamos.
    Amiga que imaginamos os olhos,
    o sorriso, o perfume, o corpo, a
    cor dos cabelos, o tom da voz!!!

    Amiga que sentimos muita vontade
    de conhecer pessoalmente.
    Amiga a quem desejamos dar e
    receber um abraço.
    Amiga que queremos ver sorrir a
    todo instante!!!

    Amiga que procuramos encontrar através
    dos e-mails recebidos, porque sabemos
    que com eles sempre chegam palavras de
    carinho, de apoio, de incentivo, de força,
    de conforto.

    Ao abrir as mensagens, sentimos o calor
    humano, o calor morno, suave nos tocando.
    e quantas vezes peguei-me rindo, chorando,
    ao ler seus e-mails, suas piadas, seus poemas,
    seus textos sobre Deus me abençoando” !!!

    Poema - autoria (Ana)http://anamgs.blogspot.com/

    Tenha um lindo sábado,
    beijos
    suely

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tempos Modernos Demais!

Jesus, A Nossa Páscoa!