Cavar Fundo Para Os Alicerces




Lucas 6:48 - É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.

Jesus usou a seguinte ilustração, para ensinar o significado de uma vida cristã com obediência: "É como o homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha" (Lucas 6:48).

Para o Mestre, obediência tem a ver com coerência. Pouco antes, Ele já dissera que "não se colhe figos de espinheiros...". Quando um ramo está firmemente integrado no tronco da figueira, o fruto não tem variação: só pode ser figo. De igual modo, aquele que se diz cristão e apresenta uma conduta estranha ao Espírito de Cristo, o que receberá do Senhor é a sentença triste: "nunca vos conheci!" Para o Mestre, ser cristão é obedecer a Cristo.

É digno de nota o vocabulário usado por Jesus, na apresentação do Seu ensino. Ao usar a ilustração do construtor da casa, antes de se referir à colocação dos alicerces, Jesus deixou o processo bem explícito: "cavou fundo". Com esta frase, o Senhor condenou a superficialidade, na vida cristã. Seus discípulos são aqueles que "ouvem as Minhas palavras e as praticam". E porque as praticam, têm segurança "na rocha", não sendo levados "por qualquer vento de doutrina". Neste mundo de tribulações, é essencial cavar fundo e construir no alicerce que é Cristo. É o único jeito de não ser abalado e arruinado pelas tempestades.

Pr. Olavo Feijó

Comentários

  1. Bom dia, Clécia,
    que bom ler de novo seu blog.
    E este artigo combina perfeitamente com o link
    "firmados no Senhor". Nada como ter a vida firmada em nosso Deus. Se for assim, nada poderá nos abalar.
    Está bonito seu blog. Veja amanhã. 2a. feira, uma pequena homenagem que estou fazendo a você, como uma das comentaristas do blog Viver, que está completando o segundo aniversário (agora num link novo).
    Abraço da
    Celina

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga querida!
    É mesmo, precisamos estar firmados na rocha, nossas raízes tem que ter profundidade na palavra de Deus para que os "ventos" não as arranque.
    Estudando a Sua palavra, obedecendo Seus ensinamentos e tendo comunhão diária com Ele estaremos cavando mais e mais, para alicerçar bem as nossas vida.

    ResponderExcluir
  3. Olá Clécia
    Linda mensagem, que o Senhor continue te abençoando sempre. Um forte abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tempos Modernos Demais!

Jesus, A Nossa Páscoa!