Cavar Fundo Para Os Alicerces
Lucas 6:48 - É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.
Jesus usou a seguinte ilustração, para ensinar o significado de uma vida cristã com obediência: "É como o homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha" (Lucas 6:48).
Para o Mestre, obediência tem a ver com coerência. Pouco antes, Ele já dissera que "não se colhe figos de espinheiros...". Quando um ramo está firmemente integrado no tronco da figueira, o fruto não tem variação: só pode ser figo. De igual modo, aquele que se diz cristão e apresenta uma conduta estranha ao Espírito de Cristo, o que receberá do Senhor é a sentença triste: "nunca vos conheci!" Para o Mestre, ser cristão é obedecer a Cristo.
É digno de nota o vocabulário usado por Jesus, na apresentação do Seu ensino. Ao usar a ilustração do construtor da casa, antes de se referir à colocação dos alicerces, Jesus deixou o processo bem explícito: "cavou fundo". Com esta frase, o Senhor condenou a superficialidade, na vida cristã. Seus discípulos são aqueles que "ouvem as Minhas palavras e as praticam". E porque as praticam, têm segurança "na rocha", não sendo levados "por qualquer vento de doutrina". Neste mundo de tribulações, é essencial cavar fundo e construir no alicerce que é Cristo. É o único jeito de não ser abalado e arruinado pelas tempestades.
Pr. Olavo Feijó
Bom dia, Clécia,
ResponderExcluirque bom ler de novo seu blog.
E este artigo combina perfeitamente com o link
"firmados no Senhor". Nada como ter a vida firmada em nosso Deus. Se for assim, nada poderá nos abalar.
Está bonito seu blog. Veja amanhã. 2a. feira, uma pequena homenagem que estou fazendo a você, como uma das comentaristas do blog Viver, que está completando o segundo aniversário (agora num link novo).
Abraço da
Celina
Oi amiga querida!
ResponderExcluirÉ mesmo, precisamos estar firmados na rocha, nossas raízes tem que ter profundidade na palavra de Deus para que os "ventos" não as arranque.
Estudando a Sua palavra, obedecendo Seus ensinamentos e tendo comunhão diária com Ele estaremos cavando mais e mais, para alicerçar bem as nossas vida.
Olá Clécia
ResponderExcluirLinda mensagem, que o Senhor continue te abençoando sempre. Um forte abraço.