O Fardo da Solidão
...e tentaram a Deus na solidão. Salmos 106.14b
Noites silenciosas e Dias solitários
Pode alguém ser tão sozinho no mundo?
Não precisamos estar sozinhos para nos sentir solitários. Se a solidão pudesse ser curada com a presença de pessoas, certamente haveria menos solidão hoje. Solidão não é ausência de faces, é ausência de intimidade. Ela não vem do fato de estar sozinho, vem de se sentir sozinho.
Davi, parecia sentir-se solitário, às vezes traído. “Olha para mim e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito” (Sl 25.16). “Já estou cansado do meu gemido; toda noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas. Já os meus olhos estão consumidos pela mágoa e têm envelhecido por causa de todos os meus inimigos.” (Sl 6.6,7)
Davi conheceu o sentimento de solidão inicialmente em sua família. O profeta contou e perguntou se não havia outro filho em algum lugar, e Jessé estalou o dedo como se houvera esquecido de alguém. “Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas”(1 Sm 16.11) Como você se sentiria se não fosse convidado pra uma reunião de família, seu nome fosse esquecido? Sua inclusão na família real foi idéia de Saul, e sua exclusão também! Por dez anos ele fugiu; foi odiado e caçado.
Arrastamos a bagagem da solidão pra dentro das festas, pra dentro da internet, do nosso quarto. Você a encontra ao lado da mesa do comilão, do trabalhador que faz horas extras, sobre as arquibancadas de um espetáculo noturno. As pessoas tentam de tudo para descarregar a solidão, sempre desejamos desfazer dela o mais rápido possível!
Mas será que devemos mesmo tentar desfazer dela tão rápido assim? E se eu te disse que a solidão pode ser um PRESENTE, e não uma maldição? Um presente de Deus… A solidão é um modo de Deus conseguir sua atenção!
Suponhamos que você entra no carro de um amigo, e o rádio não funciona, somente o CD que está passando. Você quer um rock, mas as músicas são clássicas. Você preferiria mil vezes o que você gosta!Mas pelo menos aquele som preenche o ar, então você o aceita. Com o tempo você passa a prestar atenção e aquele som lhe soa de forma agradável!E aí você diz: “Nossa, isso não é tão mau assim…”
Você teria descoberto isso por iniciativa própria? Você não tinha era outra escolha, nem opção. Quando o silêncio falou alto demais, você arriscou em um som que nunca ouviria. É isso que Deus quer fazer com você. Quão grande é a vontade Dele de fazer com que você ouça sua música! O ritmo fará disparar seu coração, os versos farão lágrimas correrem em seu rosto. A música dele lhe trará paz. Ele levará você a outro ambiente.
Mas antes disso, ele joga fora aquela ‘coisarada’ de rock da sua cabeça. Ele remove tudo até que tudo o que lhe reste seja Deus, Ele mesmo. Ele quer te ensinar o que ensinou a Davi, pra que você seja capaz de dizer: “Tu estás comigo” Sl 23.4 Em algum momento da pastagem, do palácio, do deserto, Davi descobriu que Deus falou sério quando disse: Não te deixarei (Gn 28.15), Não desampararei o meu povo (Rs 6.13), O Senhor não rejeitará o seu povo (Sl 94.14), Deus não vos deixará nem desamparará (Dt 31.6).
Esta é a mensagem das Escrituras! O Senhor está com você! Quando Ele está perto, tudo é diferente!Porque nada do que você passar, vai estar sozinho, Ele sempre estará. E quando você sabe que Deus O AMA, não fica desesperado pelo amor dos outros (eeeeita Jeovah!).
Quando você vai ao mercado fazer comprar e está com o estômago vazio, você compra coisas que não precisa! Porque está com fome. E quando você está solitário, faz o mesmo: apanha coisas na prateleira, não porque precise delas, mas porque está vazio de amor. Tememos enfrentar a vida sozinhos, e por medo de ser rejeitado, não visto, esquecido, não amado, nós buscamos amor em lugares errados, da forma errada.
Porém, tudo isso MUDA quando descobrimos o perfeito amor de Deus. O amor dele lança fora todo medo. (1 Jo 4.18)
Se a solidão vem como um presente de Deus para que você aprenda a ouvir a música de Deus, não valeria a pena então receber este presente e utilizá-lo da melhor forma?
Eu também acho.
Extraído do livro “Aliando a Bagagem”, capítulo 12, de Max Lucado; com adaptações de Gabrielle Alves do site http://igrejadedeusguara.com.br
Caiu de para-quedas na minha telinha e gostei muito!!! Compartilhando com vocês... Abraçuuusss... Boa semana!!!
ResponderExcluirAmiga, que para-quedas abençoado esse que desceu trazendo essa preciosidade aqui pra sua telinha hein?
ResponderExcluirOlha, pareciei demais esse texto.
Me fez lembrar de épocas não tão distantes que me senti só em meio a multidão, mas foi aí que o Senhor segredou grandes coisas ao meu coração.
Que sejamos cheios da presença do Senhor e que a solidão não seja um problema, mas uma possibilidade de muitas e muitas vidas se encontrarem com o Senhor.
Beijos e uma feliz semana!
Clécia muito boa esta abordagem da solidão.
ResponderExcluirNão importa quantos estão à nossa volta.A presença maior, que supre toda a carência vem de Deus.E às vezes é a sós que podemos encontrá-lo.
BEijoos, boa semana!
Oi, Clécia
ResponderExcluirNada de solidão.
Estamos aqui para amar a Deus e ao próximo.
A propósito, você frequenta o Gama Oeste? Porque eu frequento o Leste(Central). Se me vir, fale comigo, por favor, que sou muito distraída. Há uma página IASD Gama no Viver. Passe a frequentá-la e também frequente o Comunicando Jesus (Gama)(procure no google), no qual também passei a participar recentemente.
Ótimo dia para você.
Celina
Clésia, parabéns pelo lindo blog!
ResponderExcluirObrigada por fazer parte do desafio - 30 dias de oração pelo seu marido.
Com certeza Deus tem um esposo maravilhoso para você.Me recordo o quanto orei quando eu ainda era solteira para que o Senhor me desse um bom marido, um homem de Deus e um bom pai.... E Deus ouvi as minhas orações! Me deu um esposo maravilhoso, sacerdote do meu lar e que tem uma liderança amorosa. é claro que ainda existem áreas na vida dele que precisam ser abençoadas, como a sua total entrega ao chamado do Senhor, e na sua vida profissional por exemplo, mas estou crendo, que o Deus que falou ao meu coração a respeito da oração com propósitos, é o Deus que fará por todas nós muito mais do que esperamos e pedimos!
Abraços
Adriana de Paula
olá clécia,muito boa reflexão,que o maravilhoso Deus esteja sempre te abençoando.um grande abraço
ResponderExcluir